Fisioterapia Pélvica
A Fisioterapia Pélvica
é uma especialidade que atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, que é o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam os órgãos localizados no abdômen inferior, como bexiga, útero e intestino.
É a primeira opção de tratamento para essas alterações e pode ser aplicada preventivamente, evitando o aparecimento de doenças e até mesmo excluindo a necessidade de cirurgia.
A curiosidade é que, por se tratar de uma atuação específica da região, pode ser o pulo do gato para as dores ou alterações lombares e pélvicas resistentes aos tratamentos convencionais.
O fisioterapeuta especialista vai ensinar você a identificar o assoalho pélvico e como exercitá-lo corretamente, de acordo com o seu caso individual. Raramente a mesma doença é tratada exatamente da mesma forma em pessoas diferentes. Só o especialista consegue identificar as particularidades.
Por abordar toda a região pélvica, essa especialidade da fisioterapia trata não só o sistema ginecológico, mas também é de suma importância para a saúde dos sistemas urinário, reprodutor e proctológico femininos e masculinos.
Algumas patologias tratadas pela Fisioterapia Pélvica:
- Incontinência urinária
- Retenção urinária
- Incontinência fecal
- Constipação intestinal
- Anismus – síndrome de defecação obstruída
- Vaginismo
- Dor durante a relação sexual
- Disfunção erétil
- Anorgasmia
Fisioterapia em Obstetrícia
Ainda dentro da Fisioterapia Pélvica, dispomos de profunda formação para tratar as disfunções musculoesqueléticas relacionadas com a gravidez, o parto e o pós-parto.
O ideal é iniciarmos o acompanhamento logo no início do 2° trimestre.
Assim, conseguimos prevenir desconfortos e tratar alterações relacionadas com a gravidez.
Lembre-se que gravidez é saúde!
Então nada de curtir dor, escape de urina, falta de ar etc. Achando que é isso é normal.
A fisioterapia ajuda as gestantes mais do que você pode imaginar!